PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM CONDOMÓNIOS Blog Condofy

From OutHistory
Jump to navigationJump to search

É de suma importância o profissional supervisor estar habilitado pelo curso NR33 porque sua responsabilidade é fazer o inventário do espaço e plano de emergencia frigorifico de ação em caso de emergência, além de estabelecer a Permissão de Entrada de Trabalho e suas demarcações.

O Plano de Emergência tem por finalidade atender a qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou afete ao meio ambiente, onde as ações tomadas devem interromper ou minimizar os danos pela ação daqueles que estão juntos ou próximos da emergência.

Somente após a vistoria e emissão do CLCB é emitido o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, atestando que o local foi vistoriado e está em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros. Quando o imóvel é alugado, o inquilino é responsável por realizar a alteração/adequação no AVCB ou CLCB para o negócio que ele pretende abrir. Se tudo estiver de acordo, é emitido o licenciamento; caso contrário é emitido o Relatório de Vistoria, apontando inconformidades e as adequações que devem ser feitas. Cada vez mais, estes casos estão aumentando e a preocupação das autoridades e da sociedade como um todo, também. É a licença obrigatória para empreendimentos e atividades que possam poluir ou degradar o meio ambiente.
Incêndio Na 25 Março E Sua Relevância Na Regularização Do Avcb
O processo da renovação é semelhante ao da obtenção, sendo necessário enviar o PSCIP atualizado e assinado por um Engenheiro e agendar a vistoria. O proprietário, ao deixar o imóvel para alugar, precisa disponibilizar para a imobiliária o AVCB do prédio original ou o último utilizado.

Por mais que não haja a obrigatoriedade da brigada de incêndio no seu caso, é imprudente contar com a sorte, especialmente quando o que está em jogo são as vidas dos seus colaboradores e o seu patrimônio. Independente do tamanho ou do número do quadro de funcionários, todas as empresas estão sujeitas a passar por emergências, como incêndios. É claro que em alguns setores esse risco é maior, aumentando consideravelmente a necessidade e a importância da brigada de incêndio, mas a verdade é que essa é uma escolha prudente para qualquer empresa. A brigada de incêndio nada mais é do que um grupo de pessoas treinadas, sejam voluntárias ou não, organizado e capacitado para atuar na prevenção ou combate a princípios de incêndio, além de prestação de primeiros socorros dentro de um estabelecimento. Para ter certeza da sua situação e da obrigatoriedade da brigada de incêndio no seu estabelecimento, consulte as Normas Técnicas ou as Instruções técnicas dos Bombeiros.

PSCIP é Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação/aprovação em análise técnica.

Em instalações prediais, as normas de segurança também estabelecem a conservação e manutenção das instalações elétricas, já que descargas elétricas e curtos-circuitos são algumas das possíveis causas de princípios de incêndios. Muitas vezes, esses eventos transformam-se em tragédias e geram prejuízos milionários para as empresas. Ao estabelecer procedimentos frequentes de verificação e manutenção, é possível realizar pequenos consertos e manter os materiais sempre em boa qualidade, o que ajuda a diminuir os riscos de incêndios. Uma pessoa treinada pode colaborar na resolução de uma emergência, enquanto que uma pessoa desinformada pode prejudicar a execução do combate ou ter dificuldade de se afastar com segurança.
Equipes De Primeira Intervenção
Os alertas de equipamentos indicam o local onde é possível encontrar equipagem de contenção em caso de emergências como incêndios, por exemplo. A melhor forma de combater este tipo de incêndio é com solução aquosa de acetato de potássio, que, quando em contato com o fogo, tem um efeito de saponificação que esfria e também isola o oxigénio do combustível. Outra maneira de melhorar a eficiência e segurança nos ambientes já mencionados é realizar treinamento de segurança e uso dos equipamentos com as pessoas que frequentemente ocupam esses locais. Edifícios corporativos e comerciais devem garantir a proteção das pessoas que passam pelo local e uma das formas de fazer isso é aplicar normas e leis de prevenção e combate a incêndios. Um curso de primeiros socorros oferece, além da importância de ser responsável por ajudar uma vida que corre risco, um diferencial no currículo de trabalho, mesmo que para a área de atuação não seja um requisito obrigatório. O treinamento de primeiros socorros oferecido em cursos especializados ensina o que fazer em caso de diversos tipos de emergência e não somente, ensina também àquele que prestará auxílio como se manter calmo e praticar de forma correta os procedimentos.